

Buscando melhoria contínua e inovação, a CPFL está investindo na substituição dos medidores tradicionais por medidores mais modernos e telemedidos. Essa atualização faz parte do nosso compromisso com a qualidade do serviço e com a adoção de novas tecnologias, visando aprimorar a gestão dos processos de medição e oferecer uma experiência ainda mais eficiente e transparente.
O que é um Medidor Telemedido?
O medidor de energia elétrica telemedido é um dispositivo moderno que conta com um módulo de comunicação, permitindo o envio e recebimento de dados entre o medidor e os sistemas de coleta de dados da CPFL.
Benefícios da troca do medidor:
Essa alteração é rápida, não tem custo nenhum para você, permite que a leitura do seu consumo seja feita de forma remota e no futuro disponibilizaremos outras melhorias, como por exemplo o acompanhamento do seu consumo diariamente para que você tenha maior controle sobre sua conta de luz.
Assista ao vídeo e entenda como funcionam os medidores inteligentes!
Quem será beneficiado?
Instalações que recebem energia em baixa tensão (residências, comércios, indústrias e outras classes de consumo) localizadas nos municípios selecionados.
Quando ocorrerá a troca?
A substituição dos medidores será realizada entre junho de 2025 e maio de 2027. Durante esse período, nossa equipe entrará em contato para realizar a atualização.
Municípios selecionados para a substituição de medidores em 2025:
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Barra do Jacaré
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Canitar
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Chavantes
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Jacarezinho
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Ourinhos
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Ribeirão Claro
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Sorocaba
Atendimento Móvel:
Neste mês de julho/25, disponibilizaremos um canal de atendimento mais próximo de você.
Uma Van de atendimento móvel
Confira os locais onde você poderá ser atendido nos próximos dias:
Data |
Horário |
Município |
Onde a Van estará |
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01/07/2025 | Terça | 10h às 16h | Ourinhos | Praça Mello Peixoto | Centro |
02/07/2025 | Quarta | 10h às 16h | Ourinhos | Praça Mello Peixoto | Centro |
03/07/2025 | Quinta | 10h às 16h | Ourinhos | Praça Mello Peixoto | Centro |
04/07/2025 | Sexta | 10h às 16h | Ourinhos | Praça Mello Peixoto | Centro |
07/07/2025 | Segunda | 10h às 16h | Ourinhos | Praça Mello Peixoto | Centro |
08/07/2025 | Terça | 10h às 16h | Ourinhos | Praça Mello Peixoto | Centro |
10/07/2025 | Quinta | 10h às 16h | Ourinhos | Praça Mello Peixoto | Centro |
11/07/2025 | Sexta | 10h às 16h | Ourinhos | Praça Mello Peixoto | Centro |
Saiba como funciona o novo medidor de energia:
- O que é telemedido ou medidor telemedido?
- Por que a CPFL está trocando os medidores?
- Haverá custos para o cliente com a substituição do medidor?
- A CPFL vai trocar o medidor de todos os imóveis?
- Quando os medidores serão trocados?
- Com o novo medidor é possível ver a leitura como antes?
- Quais as vantagens do novo medidor?
- Tenho equipamentos essenciais à sobrevivência (UTI domiciliar). A troca do medidor afetará o fornecimento de energia?
- Posso me recusar a trocar o medidor do meu imóvel?
- Tenho medidor de Tarifa Branca ou Microgeração. Haverá algum impacto com a troca?
- Tenho o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Com a troca do medidor, vou perder esse benefício?
- Quem realizará a troca do medidor?
- É preciso ter alguém no local para que a troca do medidor aconteça?
- Haverá cobrança de algum valor no momento da instalação?
- O que vai mudar na minha relação com a distribuidora após a troca do medidor?
- A conta de energia vai aumentar com o medidor novo?
- O medidor novo vai consumir mais energia?
- Se eu quiser instalar Mini ou Microgeração no futuro, será possível?
- A CPFL trocou todos os medidores da região, mas o meu não foi trocado. O que pode ter ocorrido?
- A CPFL trocou o medidor do meu imóvel e deixou um comunicado sobre a substituição. O que devo fazer com esse comunicado e qual é a sua finalidade?
- A CPFL esteve no meu imóvel para substituir o medidor e me entregou um Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI). O que devo fazer com ele?
- Meu medidor foi trocado. Como isso afetará o consumo na minha conta?
- Como verificar se há problemas com o medidor telemedido ou fuga de energia nas instalações elétricas do imóvel?
É um medidor de energia elétrica que possui um módulo de comunicação, permitindo o envio e recebimento de dados de forma remota. Isso significa que a leitura do consumo de energia, que normalmente exigiria a visita de um funcionário ao local, pode ser feita à distância. Somente a distribuidora tem acesso a esse medidor.
Estamos substituindo os medidores para aprimorar a qualidade e oferecer serviços mais eficientes.
Não. A troca do medidor é totalmente gratuita.
Não! Somente instalações de Baixa Tensão (Grupo B) nos municípios selecionados serão contempladas com essa atualização.
Confira a lista dos municípios beneficiados em 2025:
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Barra do Jacaré
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Canitar
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Chavantes
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Jacarezinho
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Ourinhos
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Ribeirão Claro
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Sorocaba
A troca dos medidores começará a partir de junho de 2025 nos municípios contemplados.
Confira a lista dos municípios que serão beneficiados em 2025:
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Barra do Jacaré
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Canitar
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Chavantes
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Jacarezinho
-
Ourinhos
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Ribeirão Claro
-
Sorocaba
Sim, o novo medidor também possui o visor com a leitura no formato digital de fácil visualização.
Esses são os modelos dos novos medidores:
As informações no visor deste medidor mudam a cada 6 segundos.
No mínimo esse medidor vai apresentar 3 códigos no visor, um a cada 6 segundos:
Código 03 = é o registro do consumo. Esse código mostra a leitura do que foi consumido na instalação.
Código 103 = é o registro de Geração Distribuída. Esse código registra a leitura da energia que foi produzida. Ou seja, só vai ser usado para quem tem geração Distribuída na instalação.
Código 88 = é o teste de display do medidor. É uma funcionalidade dos medidores desse modelo. Não é necessário fazer nada.
Em algumas instalações o medidor vai apresentar outros códigos, por exemplo para as instalações com opção de Tarifa Branca ou com atividade de irrigação, entre outras situações. Mas na maioria das instalações, o medidor vai apresentar esses 3 códigos.
Os clientes que não têm Geração Distribuída e nenhuma tarifação diferenciada, para saber a leitura devem considerar apenas o que aparecer no código 03. No código 103 a leitura estará zerada ou paralisada.
Nessa figura é possível ver onde fica o código e onde ver a leitura do medidor.
Essa alteração é rápida, sem custo algum para você, e permitirá que a leitura do seu consumo seja feita de forma remota. Em alguns meses, você poderá acompanhar seu consumo diariamente, utilizando o aplicativo CPFL Energia.
Durante a troca, haverá uma breve interrupção no fornecimento de energia, de alguns minutos, para a retirada do medidor antigo e instalação do novo. Se você já informou à CPFL sobre a existência de equipamentos essenciais à sobrevivência na sua residência, não se preocupe: a troca do medidor não alterará essa informação no seu cadastro.
Não. A troca do medidor é uma responsabilidade da distribuidora, conforme as normas da ANEEL (art. 228 da REN 1000/2021), que garantem equipamentos atualizados e em conformidade com a regulamentação.
Consulte a Resolução Normativa 1000/ANEEL.
Não, o novo medidor possui funcionalidades que atendem tanto clientes com Tarifa Branca quanto aqueles com Microgeração em sua instalação.
Fique tranquilo, a troca do medidor não altera seu benefício da Tarifa Social.
A empresa SIRTEC SISTEMAS ELETRICOS LTDA é a empresa contratada para realizar a troca dos medidores no seu município.
Esse é o modelo do uniforme que as equipes estão usando:
Frente do uniforme
Costa do uniforme
Modelo do crachá que as equipes estão usando:
Se houver qualquer dúvida, entre em contato com a distribuidora.
Não é necessário que haja alguém no local, mas a caixa do medidor (relógio) deve estar com acesso livre. Após a troca, será deixado um cartão com informações sobre a troca, incluindo a identificação da instalação, o número e a leitura dos medidores retirado e instalado. Caso seja necessária a presença de um responsável, os eletricistas entrarão em contato.
Não. Não haverá custo algum no momento da troca do medidor ou após a instalação. Em caso de dúvidas ou cobranças indevidas, entre em contato com conosco através do canais de atendimento.
Nada mudará na sua relação com a CPFL. A troca do medidor é parte da atualização do sistema elétrico da distribuidora.
Nada mudará. As tarifas e taxas permanecem as mesmas do medidor convencional. A troca do medidor é apenas uma atualização do sistema elétrico da distribuidora.
Não, o consumo registrado pelo medidor depende dos hábitos de consumo das pessoas e dos equipamentos elétricos do imóvel. Só haverá aumento no consumo se houver mudança de hábito ou mudança dos equipamentos elétricos.
Confira algumas dicas para economia de energia:
Dicas de Consumo | Mudanças de Hábitos
Dicas de Consumo | Eficiência de Equipamentos
Dicas de Consumo | Equipamentos Novos
Dicas de Consumo Inteligente | CPFL
Sim, não haverá problemas. Basta seguir os mesmos passos para a instalação. Para mais informações, acesse aqui.
Se sua instalação está em um dos municípios selecionados para essa atualização e é atendida em Baixa Tensão (Grupo B), mas ainda não possui medidor telemedido, não se preocupe. Todos os medidores do Grupo B serão substituídos. Pedimos que deixe o acesso ao medidor livre para facilitar a troca.
Você não precisa tomar nenhuma ação com o comunicado. Ele serve para informar que a substituição foi realizada e apresentar as leituras dos medidores retirado e instalado.
Você não precisa tomar nenhuma ação com este documento. Ele serve para registrar as informações encontradas durante a inspeção, que serão analisadas pela CPFL. Caso sejam identificadas divergências, como energia consumida sem o registro adequado no medidor, uma carta de comunicação será emitida com todas as informações. Quer saber mais? Acesse aqui.
A primeira conta após a troca do medidor será calculada com o consumo registrado no medidor antigo até a data da troca e o consumo do novo medidor.
Segue um exemplo:

Para verificar se o medidor (relógio) instalado em seu imóvel está com bom funcionamento, é necessário a realização de alguns testes simples que podem durar até 15 minutos:
Importante saber antes de iniciar os testes:
No medidor tem no mínimo 3 leds (luz vermelha)
- 01 led que fica aceso direto, indica que está ligado
- 01 led que está escrito WH, este que deve ser verificado nos testes
- 01led energia reativa VARH
PRIMEIRO TESTE: Retire todos os equipamentos das tomadas, apague todas as lâmpadas, de forma que na instalação esteja tudo desligado. Observe o led do medidor.
Após isso, verifique:
O LED “Wh” parou de piscar
Aguarde 15 minutos. Se nesse tempo o led onde consta a descrição “Wh” não piscou é sinal que está tudo em ordem com o medidor e com a instalação de energia. Não há problema com o medidor e nem fuga de energia.
O LED “Wh” continua piscando
Caso o LED da descrição “Wh” do medidor continue piscando é necessário continuar com o teste para verificar se o problema está no medidor ou na instalação elétrica.
SEGUNDO TESTE: Desligue o disjuntor geral, no padrão de energia. Observe o led do medidor.
Após isso, verifique:
O LED “Wh” parou de piscar
Aguarde 15 minutos. Se nesse tempo o led com a descrição “Wh” não piscou está confirmado que não existe defeito no medidor, mas pode existir algum defeito interno nas instalações elétricas do imóvel. Neste caso é necessário chamar um eletricista particular de sua confiança para verificação das instalações do imóvel (fios, cabos, equipamentos, rede interna etc.).
O LED “Wh” continua piscando
Caso o LED da descrição “Wh” do medidor continue piscando, entre em contato novamente com a CPFL para solicitar uma verificação no medidor.